sábado, 27 de fevereiro de 2010

Estrela "engorda" planeta e está prestes a devorá-lo

Um planeta fora de nosso Sistema Solar, ou seja, um exoplaneta, está sendo "engordado" por sua estrela, que parece pronta para devorá-lo.
O WASP-12b é um planeta gigante gasoso que tem massa equivalente a 1,4 vezes a de Júpiter --o maior do sistema planetário em que fica a Terra.
No entanto, ele já foi inflado para um tamanho de aproximadamente 1,8 vezes o tamanho de Júpiter. 


C. Carreau/ESA

Ilustração do planeta WASP-12b, que deve ser totalmente consumido por sua estrela em 10 milhões de anos

Shu-lin Li, do Instituto Kavli para Astronomia e Astrofísica em Beijing, China, e seus colegas, dizem que este fenômeno é causado pela gravidade da estrela.
A gravidade estelar agita o interior do planeta, gerando calor e expandindo seus gases. Com isso, o Wasp-12b em estado expandido mal consegue segurar sua atmosfera mais exterior.
Isto deve permitir que a estrela roube matéria do planeta, consumindo-a completamente em cerca de 10 milhões de anos, estima o grupo.
"Isto pode parecer um longo tempo, mas para astrônomos não é nada", diz Li. Como referência, a terra já tem uma história estimada em mais de 4,5 bilhões de anos.
O WASP-12b orbita sua estrela em um ciclo de 26 horas. O estudo a respeito foi publicado na revista "Nature". 

Fonte: Folha de SP, Caderno Ciência 25/02/2010 

Tenho um grande interesse pela astronomia e muita curiosidade por essa ciência. Gosto de buscar informações sobre, reunir notícias, estudos e de divulgá-los. Não me contive e coloquei a matéria acima da FSP. A todo momento temos novidades sobre estrelas, planetas, o sistema solar vindas da NASA ou instituições de pesquisa renomadas no Brasil e no mundo.
Achei muito interessante a manchete dessa matéria. Veja que o jornalista utilizou termos bem coloquiais (engorda, devorá-lo) para destacar resumidamente o que trata a matéria, que mais tarde são explicados. Isso torna a leitura mais fácil para os leitores e interessados no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário